"Este Blog foi criado para aproximar aqueles que se sentem indignados ao presenciar a injustiça, ocorra ela em qualquer parte do planeta. Ele foi criado para aqueles
que acreditam que o conhecimento crítico e o combate a alienação é a libertação do homem e a transformação do mundo. Sinta-se indignado, proteste, lute,
liberte-se, liberte o outro, transforme o mundo..." Prof. Claudenir

Liberté - Igualité - Fraternité / Revolução Francesa - 1789

Liberté - Igualité - Fraternité / Revolução Francesa - 1789
A Liberdade Guiando o Povo - Eugéne Delacroix

terça-feira, 27 de julho de 2010

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

A representação mais precisa da superfície da Terra é o globo. A representação por meio de mapas, sempre acarretará distorções. Não existem projeções melhores ou piores. Cada uma se adapta a determinadas finalidades. Mas nenhuma resolve o problema da representação da curvatura da Terra numa superfície plana.

Para ser feita, a representação emprega um sistema de projeções cartográficas baseadas em relações matemáticas e geométricas. Apesar dos problemas que todas apresentam, sem essas projeções seria impossível a reprodução plana do globo terrestre.

As três projeções mais usadas são a cilíndrica, a cônica e a plana (polar ou azimutal). Observe  como são produzidos esses mapas:

clip_image001


clip_image002
Observe os dois mapas abaixo foram produzidos a partir de projeções cilíndricas. Eles foram usados durante séculos, sendo cada um com sua finalidade específica. Compare:

Gerard Mercator (1512-1594) desenvolveu seu trabalho, durante as grandes navegações do século 14. Do continente europeu partiram navios para a África, América e Ásia. A projeção é a mais apropriada à navegação marítima e mostra uma visão eurocêntrica do mundo.

O mapa-múndi de Peters valoriza os países subdesenvolvidos, colocando-os em destaque ao representá-los com os seus tamanhos proporcionais. Ele projeta em linguagem cartográfica a idéia de igualdade entre as nações, além de valorizar as terras, já que era botânico.

clip_image003

PROPRIEDADES DAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

Cada método de projeção da superfície terrestre preserva diferentes propriedades espaciais: área, direção, distância e forma. A preservação de uma propriedade implica normalmente na distorção das demais. Assim, quanto ao grau de deformação das superfícies representadas, as projeções são classificadas em conformes ou isogonais, equivalentes ou isométricas e eqüidistantes.

As projeções conformes ou isogonais mantêm fidelidade aos ângulos locais observados na superfície representada (por exemplo, Mercator).

As projeções equivalentes ou isométricas conservam as relações de superfície, não havendo deformação de área (por exemplo, Cônica de Albers, Azimutal de Lambert).

Já as projeções equidistantes conservam a proporção entre as distâncias, em determinadas direções, na superfície representada (por exemplo, a Cilíndrica Eqüidistante).


clip_image004

clip_image005
Entre os mapas usados na atualidade destacam-se aqueles que nos trazem uma generalidade de usos, seja profissional ou didático. Observe-os:


clip_image006

clip_image007

clip_image008

clip_image009

É hora de exercitar o que você aprendeu até agora.

2. Observe os mapas a seguir e classifique-os quanto a projeção utilizada e suas propriedades:

A
clip_image010

Projeção Plana Equidistante

B
clip_image011

Projeção Cilíndrica (Mercator) Conforme

C
clip_image012

Projeção Cônica Equivalente

D

clip_image013

Projeção Azimutal Equidistante

E
clip_image014

Projeção Cônica Equivalente

F
clip_image015

Projeção Afilática Didática

G
clip_image016

Projeção Plana (Azimutal) Equidistante

H
clip_image017

Projeção Cônica Equivalente

I
clip_image018

Projeção Cilíndrica (Miller) Conforme


3. Exercitaremos agora, algumas questões objetivas:

3.1- Considerando a idéia de que os mapas são concebidos como instrumentos utilizados para representar o planeta Terra, é correto afirmar que

a) os mapas do século XII, feitos pelos europeus, já representavam a Cordilheira dos Andes.

b) o primeiro mapa a considerar a Terra redonda foi feito por Ptolomeu.

c) o mapa múndi feito por Mercator privilegia a representação do continente europeu por exagerar sua extensão territorial.

d) a última porção do território africano a ser representada pelos cartógrafos europeus foi a da África Setentrional.

e) os mapas temáticos trabalham com diversos temas ao mesmo tempo.

 
3.2 - (Fuvest-SP) Toda representação da superfície terrestre sobre o plano - mapa - contém distorções. É, pois, necessário escolher adequadamente a projeção cartográfica em função do tema a ser representado.

Assim, indique a relação correta entre os temas e as projeções que se seguem:

I. Navegação marítima.

II. Áreas de ocorrência da floresta tropical e da taiga.

III. Regiões agricultáveis e desérticas.

clip_image019

a) Projeção de Peters: I Projeção de Mercator: II e III

b) Projeção de Peters: II Projeção de Mercator: I e III

c) Projeção de Peters: I e II Projeção de Mercator: III

d) Projeção de Peters: I e III Projeção de Mercator: II

e) Projeção de Peters: II e III Projeção de Mercator: I

 
3.3 - (PUC-MG) Analisando o planisfério a seguir, todas as afirmativas podem ser constatadas nele, exceto: PLANISFÉRIO

clip_image020

a) apresenta os paralelos retos e horizontais e o meridiano reto e vertical.

b) o planisfério resultou de uma projeção cônica.

c) as áreas de altas latitudes estão incorretas quanto a áreas e distâncias.

d) as latitudes extremas do hemisfério meridional deixaram de ser mostradas.

e) a Antártida foi parcialmente cortada.

3.4 - (Ufes) "Olhar os mapas pode ser esclarecedor. Olhar para eles de ângulos novos pode ser ainda mais escla­recedor. "

(The Economist, 14.1.95, apud MAGNOII, 1991) Considerando a afirmação anterior, analise o emblema oficial da ONU, que utiliza um mapa com projeção azimutal eqüidistante, e indique a alternativa que explica a representação do mundo expressa no emblema.

clip_image021

a) A centralização do pólo Sul reunindo os continentes em torno dele.

b) A Eurásia no centro, com os outros continentes em torno dela.

c) O pólo Norte ao centro e as terras do hemisfério sul ao longe, distorcidas.

d) Os continentes reunidos, simbolizando a Pangéia.

e) Um aglomerado aleatório dos continentes, a partir da centralização da América.


4. Faça uma pesquisa em sites de busca sobre os seguintes assuntos (faça um texto explicativo sobre os mapas que encontrar):

a) Projeção circunscrita na figura de um cubo;

Projeção que tem como figura geométrica um cubo, tendo 6 faces onde 4 encostam na linha do equador e 2 nos polos. (figura: livro p. 212)


b) Projeção borboleta;

Projeção contruída com 8 faces cônicas, alinhadas de forma contínuas no hemisfério norte, trazendo a noção de asas de borboleta. (figura: livro p. 212)


c) Projeção de Moolweide;

É um tipo de representação cartográfica criada para corrigir as diversas distorções da projeção de Mercator. Nesta projeção os paralelos são linhas retas e os meridianos, linhas muito curvas.


d)
Projeção de Holzel;

Projeção equivalente, seu contorno elipsoidal faz referência à forma aproximada da Terra que tem um ligeiro achatamento nos pólos. (mapa mundi comum: livro p.124)


e) Projeção Sinusoidal;

Construída a partir da projeção cilíndrica equidistante através de mudança de escala dos paralelos de latitude de forma que sejam representados em escala. Nesta projeção, o meridiano central é uma linha direta com metade do comprimento do Equador. Essa projeção lembra dois sinos encostados pela boca.

1º DE MAIO - DIA DE LUTA

1º DE MAIO - DIA DE LUTA
Conflito na Serra Pelada - Sebastião Salgado

DIA DAS MÃES - UM GRANDE DIA

DIA DAS MÃES - UM GRANDE DIA

08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

UMA REFLEXÃO SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PENSAMENTO VIVO

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta." Nelson Mandela

“Nós, que sobrevivemos aos campos, não somos as verdadeiras testemunhas. Esta é uma idéia incômoda que passei aos poucos a aceitar, ao ler o que os outros sobreviventes escreveram, inclusive eu mesmo, quando releio meus textos após alguns anos. Nós, sobreviventes, somos uma minoria não só minúscula, como também anômala. Somos aqueles que, por prevaricação, habilidade ou sorte, jamais tocaram o fundo do poço. Os que o fizeram, e viram a face das Górgonas, não voltaram, ou voltaram mudos”

Primo Levi, escritor italiano, foi um dos 23 sobreviventes entre os 649 judeus que foram encaminhados para Auschwitz com ele em abril de 1944.

A Terra em 100 Anos

Loading...

A FORMAÇÃO DA TERRA

Loading...

O UNIVERSO MACROSCOPICO E O MICROSCOPICO

Loading...

O Universo que existe em você, e você que existe no universo

Loading...

LOVE IS LOVE

LOVE IS LOVE
Reflita sobre o mundo

Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir
Pense sobre o mundo