"Este Blog foi criado para aproximar aqueles que se sentem indignados ao presenciar a injustiça, ocorra ela em qualquer parte do planeta. Ele foi criado para aqueles
que acreditam que o conhecimento crítico e o combate a alienação é a libertação do homem e a transformação do mundo. Sinta-se indignado, proteste, lute,
liberte-se, liberte o outro, transforme o mundo..." Prof. Claudenir

Liberté - Igualité - Fraternité / Revolução Francesa - 1789

Liberté - Igualité - Fraternité / Revolução Francesa - 1789
A Liberdade Guiando o Povo - Eugéne Delacroix

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O BRASILE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS


Relatórios divulgados pelo IPCC em 2007 apontaram impactos significativos das mudanças climáticas em lugares como a Amazônia, o semi-árido nordestino e as regiões litorâneas.

AmazôniaAté agora, a floresta amazônica não tem sofrido um aumento de temperatura significativo. Entretanto, alguns modelos mostram que a região amazônica deverá sofrer, até 2100, um aumento de temperatura que varia de 4 a 8º C e decréscimo de 15 a 20% na pluviosidade (cenário A2 do IPCC). Num cenário mais brando (B2), a temperatura até 2100 aumentará em 3 a 5º C e haverá uma diminuição de 5 a 15% na incidência de chuva. Os possíveis impactos a recair sobre o bioma amazônico são: alta frequência de secas na Amazônia Oriental, aumento nos eventos chuvosos extremos na Amazônia Oriental, perdas nos ecossistemas, floresta e biodiversidade. Os níveis mais baixos dos rios que compõe a bacia amazônica afetarão o transporte e comércio. Possíveis impactos também no transporte de umidade e chuva para o Sudeste brasileiro e na geração de hidroeletricidade desta região. As condições também serão mais favoráveis para o alastramento de queimadas, devido a redução da umidade da floresta. As consequências indiretas dessa savanização da Amazônia seriam ainda maiores. Como essa floresta é o motor hidrológico que regula o regime de chuvas no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, podem surgir períodos prolongados de seca nessas regiões, afetando toda a produção agrícola e de biocombustíveis.
NordesteProjeta-se que parte da região do semi-árido Nordestino poderá se tornar árida, em função da redução da pluviosidade e do aumento da temperatura da região. A recarga dos lençóis freáticos locais poderá ficar comprometida, possivelmente sofrendo uma redução de mais de 70% em sua capacidade de armazenamento.
SudesteNo Sudeste, o aumento das chuvas previsto deverá ter impacto direto na agricultura, dando origem a inundações e deslizamentos de terra. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo deverão ser afetadas. Em longo prazo, a savanização da Amazônia poderá afetar a capacidade dela em fornecer umidade ao Sudeste, podendo haver uma reversão na tendência de aumento de pluviosidade na região Sudeste.
Outras conseqüênciasO nível do mar elevado, a variabilidade climática e os desastres provocados pelas mudanças climáticas devem ter impactos nos mangues, importante berçário de espécies marinhas. Mananciais de água doce - em particular, geleiras - que abastecem milhões de pessoas no mundo estão em risco. Entre as plantas de cerrado, 38 a 45% correm risco de extinção se a temperatura aumentar em 1,7°C em relação aos níveis da era pré-industrial. Hoje, a superfície terrestre está, em média, 0,7ºC mais quente do que antes da revolução industrial. Entretanto, este valor não é uniforme ao longo da superfície. Na verdade, o aumento médio em terra é ainda maior, uma vez que a temperatura nos oceanos cresce bem mais lentamente, devido a sua maior “inércia” térmica. (Fonte:
WWF-Brasil)

1º DE MAIO - DIA DE LUTA

1º DE MAIO - DIA DE LUTA
Conflito na Serra Pelada - Sebastião Salgado

DIA DAS MÃES - UM GRANDE DIA

DIA DAS MÃES - UM GRANDE DIA

08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

UMA REFLEXÃO SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PENSAMENTO VIVO

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta." Nelson Mandela

“Nós, que sobrevivemos aos campos, não somos as verdadeiras testemunhas. Esta é uma idéia incômoda que passei aos poucos a aceitar, ao ler o que os outros sobreviventes escreveram, inclusive eu mesmo, quando releio meus textos após alguns anos. Nós, sobreviventes, somos uma minoria não só minúscula, como também anômala. Somos aqueles que, por prevaricação, habilidade ou sorte, jamais tocaram o fundo do poço. Os que o fizeram, e viram a face das Górgonas, não voltaram, ou voltaram mudos”

Primo Levi, escritor italiano, foi um dos 23 sobreviventes entre os 649 judeus que foram encaminhados para Auschwitz com ele em abril de 1944.

LOVE IS LOVE

LOVE IS LOVE
Reflita sobre o mundo

Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir
Pense sobre o mundo